top of page

sobre

No ano de 1960, um grupo dedicado de trabalhadores uniu forças para fundar este sindicato com o propósito de garantir melhores condições de trabalho, direitos justos e representação eficaz para todos os membros. Desde então, enfrentamos desafios, celebramos conquistas significativas e construímos uma comunidade unida e resiliente.

Recordamos com orgulho os marcos que alcançamos juntos, desde as primeiras negociações bem-sucedidas até as campanhas de defesa dos direitos dos trabalhadores que moldaram a legislação em nosso setor. Cada passo à frente foi possível graças à dedicação e solidariedade dos membros que formam a espinha dorsal deste sindicato.

                                   História do Sindicato

18 de maio de 1960 – Fundação da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Bento do Sul;

Aprovação do Estatuto da entidade e eleição da Diretoria Provisória composta por seguintes membros. Presidente: Senhor. Valfriede Ferreira de Lima Secretario: Senhor. Dari Cunha Duarte, Tesoureiro: Senhor João Moreira.


08 de dezembro 1961 – Renúncia da Diretoria anterior;

Eleição da nova Diretoria composta pelo Presidente Senhor Vitor Mafra de Moura, Secretária Senhora Terezinha Mengarda e o Tesoureiro Senhor Enezio Mauro Bertolli que atuaram até o dia 07 de novembro de 1965.

14 de janeiro de 1962 – Realização da assembleia para alteração de Associação Profissional para Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Bento do Sul;

14 de fevereiro de 1963 – Reconhecimento pela Junta Trabalhista da alteração de Associação para Sindicato;

Julho de 1963 a 1989 - O sindicato atendeu seus associados durante 26 anos em uma sala alugada na Rua Otto Eduardo lepper, sn°.

20 de setembro 1964 - O sindicato filiou-se a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina – FETIESC, entidade sindical superior que atua em todo o estado.

30 de janeiro 1965 - O presidente do sindicato Senhor Vitor Mafra de Moura, renunciou ao cargo;

Criação de uma Junta Governativa que elegeu uma diretoria provisória tendo como presidente o Senhor Geraldo Verbinenn até 07 de novembro de 1965.


07 de novembro de 1965 – Eleição e posse da nova diretoria tendo como cabeça de chapa o Senhor Donato Antonio de Almeida

10 de setembro de 1967 - Eleição e posse da diretoria eleita que teve como presidente o Senhor Paulinho Silva Cunha

Fevereiro de 1970 - o Senhor Paulinho Silva Cunha apresentou carta de renúncia do cargo, assumindo a presidência da em fevereiro de 1978, o mesmo foi reeleito e empossado nos anos 1981, 1984, 1987 e 1990.

1980 - a diretoria iniciou a construção da sede própria na Rua Mathias Nossol, 546 no Bairro de Serra Alta, o terreno foi doado pela Prefeitura de São Banto do Sul, tendo como prefeito o Senhor Genésio Turek;

1987 - a sede foi ampliada com salas para consultórios médico e odontológico.

Às 00h do dia 15 de março 1989 - os trabalhadores da empresa Fiação São Bento, pararam os trabalhos e entraram em greve.100% dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa aderiram à greve e que teve a participação o do Sindicato da categoria auxiliando.

21 de março de 1989 - Os trabalhadores decidiram encerrar a greve e retornar ao trabalho 1994 - foi realizado a eleição para nova diretoria tendo como cabeça da chapa única o Senhor Vilmar Rodrigues Martins;

1995 – Posse da Diretoria presidida pelo Senhor Vilmar Rodrigues Martins;

Agosto de 1998 – O presidente Senhor Vilmar Rodrigues Martins renuncia ao cargo e o Senhor o Senhor Landivo Fischer, que atuava como vice-presidente do sindicato, assume a Presidência.

1999 – O senhor Landivo Fischer é reeleito presidente

2000 - O senhor Landivo Fischer toma posse no cargo de presidente. O Senhor Landivo Fischer, também tomou posse nos anos de 2005, 2010 e 2015.

16 de setembro de 2001 - foi realizada Assembleia Extraordinária na Sociedade Esportiva Recreativa São Bento, para alteração estatutária e ampliação da representação da entidade e base territorial, passando o sindicato a representar os trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem, Vestuário, Malharia, Artefatos de Couro, Calçados, Acabamento de Confecções, Tinturaria e Estamparia de Tecidos de São Bento do Sul – SINTITÊXTIL, com abrangência intermunicipal e base territorial nos municípios de Campo Alegre, Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul – SC.

22 de julho de 2003 - o Ministério do Trabalho e Emprego aprovou e homologou as alterações e concedeu a Certidão de Registro Sindical 

2012 – O Presidente do Sintitêxtil , Landivo Fischer assumiu o cargo de Secretário Geral na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina – FETIESC.

2015 - o Senhor Landivo Fischer, se licenciou definitivamento do cargo de presidente do sindicato para se dedicar totalmente ao cargo de Secretário Geral na Federação;

Desta forma assumiu a presidência do sindicato o Senhor Djonathan Hubner;

2019 - O Senhor Djonathan Hubner é eleito presidente 

2020 - O Senhor Djonathan Hubner toma posse no cargo de Presidente até os dias atuais
bottom of page