top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Fischer

Origem do Dia das Mães


A comemoração do dia das mães como a conhecemos se popularizou nos Estados Unidos a partir de 1914, mas, a sua celebração teve origem na Grécia e na Roma Antiga.

Os cultos de adoração às divindades que representavam as mães se realizavam nas festas primaveris gregas e romanas. Algumas dessas divindades eram as deusas Reia, mãe dos deuses, e Cibele, a deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mate

Com o passar do tempo, a celebração foi crescendo e adquiriu lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo.

No século XVII, surgiu o Mothering Day na Inglaterra e, desde então, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães. Lá, a data é celebrada no quarto domingo da Quaresma.

No início do Século XX, nos Estados Unidos, a celebração ganhou maior visibilidade a partir dos esforços de Anna Jarvis (1864-1948), uma jovem norte-americana que havia perdido sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905.

Ann Maria Reeves Jarvis valorizava as mulheres que exerciam a maternidade. Em 1858 fundou o Mothers Day Work Clubs, que realizava campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil. Seguindo os passos da mãe, sua filha Anna também se tornou ativista.

Depois que a mãe de Anna Jarvir faleceu, com o apoio de suas amigas nos EUA, Anna iniciou uma campanha a fim de demostrar a importância da figura materna na sociedade.


Anna Jarvis deu continuidade ao trabalho de sua mãe e conseguiu fazer com que fosse reservado um dia em comemoração às mães.

A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1914 pelo presidente Woodrow Wilson (1856-1924) e se popularizou pelo mundo.

Anna Jarvis ficou bastante desapontada ao perceber que o evento havia se tornado comercial, pois o seu principal objetivo era reunir mães e filhos e celebrar a presença materna.

Nas palavras dela: “Não criei o dia das mães para ter lucro”, frase que enfatiza sua indignação ante esse fenômeno comercial. Em muitos países, a celebração é considerada uma das mais altas temporadas de lucros e movimentação de consumidores, depois do Natal.

Anna, que não tinha medido esforços para que esse dia fosse oficializado como uma maneira de homenagear todas as mães, lutou por sua eliminação, na sequência da popularização da data e seu uso mercadológico.

Como o Dia das Mães chegou ao Brasil

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália.

O primeiro dia das mães foi comemorado no Brasil em 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre.

Entretanto, a data foi oficializada no Brasil em 1932, no governo de Getúlio Vargas.

Mais tarde, em 1947, o Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que o dia fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page