top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Fischer

Qual a importância da tabela INPC no nosso dia a dia?

O que é INPC?

O INPC é Índice Nacional de Preços ao Consumidor, junto com o IPCA, é um dos índices de inflação brasileiros. Seu objetivo é estabelecer a correção do poder de compra do salário dos brasileiros, considerando as variações da cesta de consumo da população de baixa renda.

Enquanto o IPCA considera famílias com mais rendimento em seu cálculo, o INPC abrange aquelas que têm renda entre 1 e 5 salários mínimos e residem em áreas urbanas previamente estabelecidas. O responsável pelo índice é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como é calculado o INPC?

O Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor (SNPIC), parte do IBGE, onde divulga o INPC mensalmente, tomando como referência, em geral, do dia 1 ao dia 30 do mês em questão. Em seu cálculo, utiliza os seguintes parâmetros:

  • Unidades de coleta: estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e internet;

  • Cobertura populacional: famílias com rendimento de 1 a 5 salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada;

  • Regiões de abrangência: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Quais grupos são considerados na composição do INPC?

São considerados 9 grupos para composição do INPC. Estes são:

  1. Alimentação e bebidas;

  2. Habitação;

  3. Artigos de residência;

  4. Vestuário;

  5. Transportes;

  6. Saúde e cuidados pessoais;

  7. Despesas pessoais;

  8. Educação;

  9. Comunicação.

Qual a importância da tabela INPC no nosso dia a dia?

Como você viu, o cálculo do INPC abrange as famílias de baixa renda de 16 capitais brasileiras. Por ser um índice de inflação e mensurar a variação de preços nos produtos e serviços consumidos por essa parcela da população, ele se torna um indicador importante para entender como e quanto essas famílias gastam para viver mensalmente.

Assim como o IPCA, que é um índice mais amplo, o INPC ajuda a entender como o efeito do aumento generalizado dos preços de alimentos, remédios, transportes e outros afeta as famílias brasileiras. Assim, essas variações têm muito impacto no consumo familiar e podem fazer uma grande diferença no fim do mês.

Por fim, por representar o sobe e desce no custo de vida do Brasil, a tabela INPC pode servir como base para reajuste salarial, pois indica o rendimento necessário para se manter o padrão de vida da população que faz parte da faixa de pesquisa.


4 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page